Confira as tendências de investimentos que os grandes fundos e gestores profissionais acompanham para o restante de 2025.
Principais Tendências de investimento para 2025
Por que este é o momento de prestar atenção no Brasil, e nessas tendências de investimento para 2025?
O Brasil voltou ao radar de investidores globais. E segue como tendências de investimento para 2025, apresentando boas oportunidades.
Em 2025, fluxos de capital têm sido realocados para a América Latina em busca de ativos subavaliados, yields maiores e diversificação fora dos EUA — e o Brasil representa mais de metade do mercado latino-americano em muitos índices.
Para o investidor iniciante em renda variável, isso significa duas coisas: riscos maiores, mas oportunidades reais de retorno se você souber onde e como olhar.
Por que muitos iniciantes se perdem agora, e ignoram essas tendências de investimento para 2025?
O investidor iniciante enfrenta um cenário confuso: Onde algumas tendências de investimento para 2025,que parecem óbvias para alguns é um dilema para eles.
Pelo fato das notícias começarem á bombardear á cabeça dos investidores com um tom alarmista com o intuito de chamar á atenção para a pauta, mas também acabam trazendo um medo extremo e á sensação de que o mundo vai até acabar as vezes.
Aqui abaixo trago para você alguns tópicos que exemplificam bem oque estou dizendo:
Tensão macro: A atividade econômica desacelerou no 2º trimestre de 2025 (crescimento trimestral de +0,4%), o que aumenta a incerteza sobre lucro futuro das empresas.
Custo do dinheiro elevado: O Banco Central manteve a Selic em níveis historicamente altos (15% em 2025), tornando a renda fixa ainda atraente frente à volatilidade das ações. Isso pressiona a formação de preços das empresas e o custo de crédito.
Ruído de notícias e tendências: entre políticas fiscais, tarifas internacionais e cenas geopolíticas, o sentimento muda rápido — muitos novatos vendem no pânico ou perdem boas oportunidades por esperar “certeza”.
Todo esse medo Impacta diretamente a vida do investidor: Que fica apavorado e acaba perdendo oportunidades de entrada em ações que no cenário de incerteza costumam ficarem muito baratas. E carteira pouco diversificada pelo excesso de exposição a renda fixa quando a inflação e juros eventualmente caírem, já que a expectativa do mercado já apontam para essa direção.
Eu te entendo – Não é fácil ir contra á manada!
Quando comecei a investir, também fui “enganado” pela segurança aparente da renda fixa.
Como resultado, vi colegas perderem grandes recuperações por não terem posições em empresas de energia e infraestrutura que se recuperaram forte em ciclos subsequentes.
Um exemplo que eu posso te falar que certamente você conhece foram as ações da Taesa (Taee11);
Que renderam muito mais que a renda fixa nos últimos anos inclusive, e se você tem as ações da Taesa em carteira, ou conhece alguém que as possua certamente não estarão reclamando, eu aposto!
A ideia de ir contra o censo comum do mercado, ou “ir contra a manada”, como é popularmente conhecido essa terminologia no mercado financeiro, não é logicamente, racionalmente, ou fácil de se fazer na prática.
Aqui no site, já falamos do Efeito manada e como fugir dele, vou deixar até o conteúdo aqui abaixo caso você queira entender mais á respeito: Para ver clique na imagem abaixo.
Efeito Manada ao Investir em ações – Não caia nessa armadilha!
Seguir á manada te levará sempre á perder dinheiro, por que ir para onde todo mundo vai, ou fazer oque todo mundo faz não te torna nem te trará nunca resultados diferentes dos demais.
A Explicação é simples!
Como já diria Albert Einstein
“Insanidade mental é buscar resultados diferentes, fazendo sempre as mesmas coisas”!
Ou seja, não é para você seguir á manada, ou simplesmente investir seguindo dicas seja lá de quem quer que seja!
Você precisa sim estudar, buscar conhecimentos de diversas fontes, mas precisa saber assimilar isso e filtrar bem as informações recebidas.
Foi isso que procurei fazer…
Aprender a converter tendência em tese de investimento: identificar setores com fundamentos estruturais (ex.: energia, infraestrutura, certos bancos e empresas exportadoras) e montar posições graduais.
Isso mudou minha curva de retorno — e pode mudar a sua.
Uma vez que dessa maneira você estaria investindo nos ativos mais resilientes da economia brasileira, ou seja teria seu patrimônio oscilando em menor grau.
Oque traz uma paz de espírito, e uma tranquilidade muito maior para quem é iniciante e que certamente se amedrontaria vendo seu patrimônio caindo e acabaria por vender com prejuízos, com medo de perder tudo.
Essa é a maneira mais comum de se perder dinheiro na bolsa de valores se tratando de investidores iniciantes, comprar na alta pagando caro, e vendendo na baixa por que caiu seja lá por qual motivo.
Tendências de Investimento 2025 que importam (e como aplica-las)
Abaixo, explico as tendências, e o que elas significam para a carteira de um iniciante e como montar uma pequena tese.
Ações brasileiras como oportunidade de valor
Os múltiplos do mercado brasileiro estão abaixo de médias históricas (P/E do MSCI Brazil na casa dos ~9x a 10x em agosto/setembro de 2025) e o dividend yield do índice tem ficado entre ~5–6%;
Oque nos mostra números atraentes para quem busca retorno total (valorização + renda).
Esses indicadores sinalizam que há empresas com valuation descontado — mas atenção: não é jogar tudo em um ticker; é selecionar por valuation, governança e caixa.
O que fazer (sendo você um iniciante): Começar com ETFs representativos (reduz risco idiossincrático), depois estudar 2–3 empresas de setores defensivos (energia, saneamento) e 1–2 de crescimento (fintechs consolidadas, utilities renováveis).
Claro que isso não deve ser encarado como recomendação de investimento, mas quero aqui te explicar o racional por traz do conceito.
Entenda A lógica por Trás
Ou seja o ETF é uma maneira interessante de se investir para quem é iniciante pelo fato dele possuir gestão profissional que cuida de tudo em troca de uma taxa geralmente baixa.
Esse responsável (gestor) monta á carteira do ETF, e vai cuidar dela para você daí em diante!
Por tanto você ao investir nesse ETF compra uma espécie de “cesta de ativos”,
Oque ajuda na diversificação para seu portfólio, de maneira mais simplificada, já que como iniciante nem sempre é fácil encontrar os melhores ativos para se investir.
E os demais ativos seguem na ideia que já mencionamos anteriormente de investir nos ativos mais resilientes, visando estabilidade e renda, enquanto que as fintecs eram com o intuito de capturar crescimento para o longo prazo.
Como você pode ver á ideia de investir não está sempre voltada para um ativo ou setor específico, mas sim em constituir uma carteira bem equilibrada que te proporcione:
1 – Segurança – Protegendo seu patrimônio no longo do tempo;
2 – Liquidez – Que é a capacidade de resgatar seus recursos caso seja necessário.
3- Rentabilidade – Trazendo ganhos, por meio da renda passiva ou da valorização gerada pelo seu capital investido.
Fluxo de capital estrangeiro e diversificação regional
Institutionals e gestoras têm aumentado alocação à América Latina buscando yield e alocação fora dos grandes polos.
Isso pode sustentar valorizações em momentos de redução global do prêmio por risco.
Para você, isso significa aproveitar janelas de entrada quando o real está relativamente fraco pelo fato de que (melhora o valuation relatado em dólares).
Infraestrutura e ativos resilientes
Projetos de infraestrutura oferecem fluxo de caixa previsível e proteção contra inflação — útil quando os juros ainda estão altos.
Setores ligados a saneamento, concessões rodoviárias e energia são candidatos naturais a compor a parcela “defensiva” da carteira.
Como alocar: fundos de infraestrutura, BDRs/ETFs específicos ou ações de empresas com contratos indexados à inflação.
Transição energética e finanças verdes
A matriz elétrica brasileira é uma das mais limpas do mundo — cerca de 88% da geração elétrica em 2024 veio de fontes renováveis; wind + solar cresceram muito nos últimos anos.
A rápida expansão da solar (instalada em dezenas de GW em 2024–25) cria oportunidades em empresas de engenharia, fabricantes de painéis, operadores de parques e rede.
Investir em títulos verdes e fundos ESG também é uma forma moderna de exposição.
Tecnologia, IA e embedded finance
Finanças embutidas e adoção de IA vêm transformando margens e modelos de receita.
Empresas que conseguirem monetizar esse processo (bancos digitais, plataformas de pagamento, players de cloud/infra nacional) terão crescimento acima da média;
Ideal para uma parcela reservada para capturar “crescimento” numa carteira devidamente balanceada.
Benefícios práticos de investir alinhado a essas tendências de investimento para 2025
Investidores olham essas Tendências de investimento para 2025 no momento
Aqui abaixo resumimos pra você os benefícios que você possuiria, se efetivamente se atentasse e investisse eventualmente adaptando logicamente á sua realidade essas tendências que mencionamos aqui:
Potencial de valorização: ações subavaliadas com dividend yields atraentes entregam retorno total competitivo.
Proteção em portfólio: infraestrutura e utilities reduzem a volatilidade total.
Impacto e sustentabilidade: investir em energia limpa oferece retorno financeiro e resposta à demanda ESG — atraente para investidores institucionais e para o preço das ações.
Uma vez que se você aplicar essas tendências com disciplina — diversificação, alocação gradual e estudo básico de valuation;
Sua carteira poderia ganhar mais resiliência e potencial de ganho no longo prazo. A ideia não é “acertar o topo”, e sim:
ter uma posição central em ETFs/índices locais (ex.: um ETF amplo do Brasil);
alocar uma fatia defensiva (infraestrutura, saneamento, utilities,etc);
reservar uma fatia de crescimento (fintechs, AI-enabled companies);
manter um caixa para aportes gradativos em quedas de mercado.
Gostou desse conteúdo?
Então não esquece de compartilhar com seus amigos, familiares ou quem que você acredite que ele possa ajudar também!
Ao fazer isso, você nos ajuda na nossa missão: “De levar á educação financeira para cada vez mais pessoas”!
Aqui abaixo, vou deixar também um curso pra te ajudar á se tornar um investidor de sucesso!
DICA EXTRA!
Se Você quer aprender á proteger seu patrimônio na bolsa de valores, em qualquer cenário, conheça o curso avançado de Opções!
Com ele você vai aprender á analisar todos os ativos da bolsa, com foco maior em ações, e ainda vai aprender estratégias avançadas para proteger e rentabilizar sua carteira esteja a bolsa na baixa ou na alta!
Clica na imagem aqui abaixo se você quiser saber mais!
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Cookies de desempenho
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Cookies de funcionalidade
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Cookies de publicidade
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.